sábado, 27 de agosto de 2011

Maiúscula no Alemão

Como vocês podem notar no título proposital deste posting, o tema de hoje é o uso das Maiúsculas no Alemão. Obviamente, na língua alemã. Aprenda como se deu.

Quem estuda alemão, sabe que existe uma série de temas difíceis, como a declinação de adjetivos e os substantivos compostos. Mas antes disso, se você for ler um texto em alemão, notará que ali existem mais palavras em maiúscula do que em outras línguas, como o português e o inglês.

Exemplo:

Ich habe geträumt, dass ich Dich gesehen habe und dass Du in der Dunkelheit einer Januarnacht einen wilden Tanz mit Indianern performt hast.

Tradução: Eu sonhei que eu te vi e que na escuridão de uma noite de janeiro dançavas uma dança selvagem com indígenas.

Enquanto vemos uma maiúscula na frase traduzida em português, na frase em alemão saltam aos olhos várias palavras com inicial com versal (capital, versal, maiúscula é o termo para os filólogos, enquanto caixa alta é o termo usado pelo tipógrafos). Por que isso, por que os alemães têm essa Tara pelas Maiúsculas?

É preciso voltar um pouco no tempo, pois no alemão o uso das capitais já tem certa tradição. Vem do barroco e de sua sagacidade em mesclar.

A caixa alta é uma herança das língua antigas, como latim e hebraico. Na época em que essas línguas existiam, não havia letras minúsculas. Essas entraram em ação com o início do novo meio de comunicação, com o uso do papel. Naquele tempo a cultura e a escrita foi monopolizada pelos mosteiros e conventos e era necessária a criação de um novo sistema de escrita, algo mais simples do que as letras maiúsculas do latim, facilitando escrever palavras sem saltar de letra em letra.

Quando alguns editores começaram a achar que certas palavras deveriam ter mais peso, lá pelos séculos XIII e XIV, começaram a usar letras maiúsculas em palavras seletas. E muitas vezes a capital aparecia não só na primeira letra, mas também na segunda letra de uma palavra. Por exemplo, GOtt (Deus). Assim se deu, sem muitas regras, mas com o intuito de usar a maiúscula em palavras de cunho clerical. Na literatura normal usava-se no geral minúsculas, deixando a capital apenas para o início do capítulo (por este motivo a maiúscula também se chama capital).

Depois disso, no século XVII, começaram a usar maiúsculas nos substantivos em geral. Assim, usa-se a maiúscula para as seguintes palavras: flor, casa, fábula, tratamento, biologia. Até uma formiga é escrita começando com uma maiúscula! rs

Com isso você agora sabe porque tanta letra maiúscula. Mas cuidado, fique a par que não foi sempre assim e que existem literatas e ocasiões como o chat e sms em que a minúscula prevalece.




Um comentário:

  1. Mano Udo, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir